As mensalidades em universidades privadas não são acessíveis para boa parte dos brasileiros. Ainda assim, crescem na vida dos jovens a vontade ter boas oportunidades com os estudos. Para conseguir iniciar um curso em uma instituição particular, o estudante pode tentar por uma bolsa de estudo promovida pelo Governo Federal ou por empresas privadas.

Bolsas de estudos Governo Federal
O Ministério da Educação (MEC) tem criado programas e projetos que visam inserir o público jovem e adulto nas universidades. Com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitas oportunidades podem surgir.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSu), é uma ação que oferece bolsas de estudos integrais em universidades públicas para aqueles que obtiverem notas satisfatórios no ENEM.
Para as instituições privadas também há programas que utilizam a nota do exame. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um bom exemplo. Este projeto oferece bolsa de estudo parcial ou integral em centros educacionais privados para os candidatos que conquistaram boa pontuação na prova.
Além disso, também existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Diferente dos outros programas do governo, este não proporciona bolsas de estudo. Mas, financia o curso nas universidades particulares e possibilita o pagamento a longo prazo.
Bolsas de estudo em sistemas privados
Existem empresas privadas, sem vínculo com o Governo Federal, que permitem a aquisição de bolsas de estudos. Os interessados devem pagar uma taxa para conseguir um desconto nas mensalidades do curso desejado.
Para isso, várias instituições educacionais criam parcerias com essas empresas e juntas oferecem bolsas parciais de até 75%. Como acontece com as faculdades parceiras do Educa Mais Brasil. Uma empresa privada que concede esse tipo de serviço, e conta com parcerias em todo o Brasil.
Dentro desse segmento, exitem outras empresas como:
- Quero Bolsa;
- Educa Mais Brasil;
- Minha Escola Minha Vida;
- PRAVALER;
- Mais Bolsas.
Como adquirir bolsas de estudos
Para os programas do governo, os interessados precisam prestar a prova do ENEM 2022. E são selecionados conforme a nota obtida, o curso desejado e número de vagas de acordo com a universidade solicitada.
O público alvo desses projetos são principalmente pessoas de baixa renda e/ou que estudaram em escolas públicas. As inscrições acontecem via internet e possuem calendário estabelecido.
Nas empresas privadas não há necessidade de prestar prova, ou se encaixar em condição de baixa renda. A inscrição Educa Mais Brasil, por exemplo, acontece durante todo o ano. E cabe ao estudante saber o período de abertura de vagas na instituição escolhida.
Todas as empresas que foram citadas, realizam o processo de aquisição da bolsa via internet em seu site oficial.