PROGRAMAÇÃO

CASUARINA - 09 MAI

SALA TEREZA RACHEL 

Dia 09/05 às 21h 

Plateia e Frisas: R$100,00 | Balcão: R$80,00

Classificação: 12 Anos

O Casuarina leva pela primeira vez ao Theatro NET o "CentenáRIO Samba", show especial que celebra os cem anos da principal matriz cultural do Brasil. O grupo, que tem 15 anos de carreira, sete discos e dois DVDs lançados e está entre os pioneiros da reocupação da Lapa carioca, faz um passeio por uma seleção de sambas históricos, com um enredo centenário que vai ser costurado por canções de sua safra autoral – incluindo músicas do mais recente trabalho, "7". A apresentação acontece dia 9 de maio, às 21h.

Embora a pedra fundamental tenha sido fincada em 27 de novembro de 1916, com o registro do primeiro samba de que se tem notícia, "Pelo Telefone" foi lançado apenas no ano seguinte, mais precisamente no dia 20 de janeiro. A música foi criada coletivamente pelos muitos músicos que frequentavam o quintal do famoso terreiro da Tia Ciata. Ganhou o subúrbio, a Lapa, os palcos, até ser reverenciado pelo mundo todo na sua passarela.

O repertório começa com uma homenagem aos primeiros compositores, como Donga e Sinhô, e segue com a geração de Ismael Silva e Noel Rosa, que moldou o samba da maneira como o conhecemos. Na sequência vem a fase em que o ritmo ultrapassou as fronteiras cariocas e ganhou o Brasil, virou instrumento político durante a ditadura e reafirmou suas origens nos subúrbios, com Fundo de Quintal e Cacique de Ramos abrindo caminho para Luiz Carlos da Vila e Zeca Pagodinho.

O Casuarina é formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (percussão e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho). Inteiramente autoral, o sétimo CD do grupo foi lançado em 2016 e traz 13 composições assinadas ao menos por um de seus integrantes. Há, também, parcerias com Moacyr Luz, Aluísio Machado, Sérgio Fonseca, João Martins e Alaan Monteiro, além de participação especial de Maria Rita.